quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lembrancinha 3ª aula, Santificação: Davi e Golias


Confeccionado por tia Aninha e Francinha
http://fran-jesuscristomudoumeuviver.blogspot.com



Olá pessoal! a lembrancinha dessa semana foi muito fácil
de confeccionar.
Material usado:
Isopor  e emborrachado para base,
Massinha de modelar para as pedrinhas,
Emborrachado para o alforge e a funda
finalmente o cordão.

Obs: o alforje que parece uma bolsinha, foi feito uma tira de uns
2,5cm de altura e  9 cm de comprimento.
Fazer os furos, passar o cordão e depois franzir.
O restante não tem segredo.





ATIVIDADES
Recebi de tia Ana Cláudia do blog:


Obrigada Ana linda atividade 



Recebi da tia Jady, que é uma benção.
Obrigada tia Jady



Minha aula dessa semana



















Confeccionado por tia Francinha









terça-feira, 19 de junho de 2012

Estudo sobre Davi 3ª aula


Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 18/06/2012
TEMA: SANTIFICAÇÃO
ASSUNTO: As armas que Davi usou para vencer o gigante que atacava pela manhã e à tarde
TEXTO: I Samuel capítulos 16 e 17
Data: 24/06/2012 - 3ª. AULA
INTRODUÇÃO: Na aula passada estudamos as qualidades de Davi, ou seja, os frutos do Espírito que se manifestavam na vida de Davi e que Deus viu no seu interior e mandou Samuel ungi-lo rei, pois ele era um homem segundo o coração de Deus: “Sabe tocar, é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele”. Aprendemos o que cada uma dessas qualidades representava para ele: Ser vitorioso em tudo.
DESENVOLVIMENTO: Davi servia ao rei Saul, tocando a harpa toda vez que o mau espírito vinha sobre ele. Deus já estava provando-o e movendo todas as coisas para que ele se aproximasse do reino. Agora mostraria ao povo que, além de tocar bem, era também um guerreiro.Naquele momento o povo de Israel estava em guerra com os filisteus. Em um monte, de um lado estavam os israelitas e num outro monte, do outro lado, os filisteus e o vale entre eles. I Samuel 17:4-8: “Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: ‘Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim”.Golias desafiava o povo pela manhã, no começo do dia, e à tarde. Por 40 dias desafiou os exércitos de Israel. Jessé disse ao seu filho Davi: “… Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos. (…) e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; …I Sm 17:17-18.Chegando Davi ao campo de batalha ouviu Golias desafiando o povo: “… Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos”. I Sm 17:10. Davi ouve e diz: “… Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” I Sm 17:26 b. Davi apresentou-se a Saul e disse que ele iria à peleja: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu”. I Sm 17:32. Quando Saul viu aquele rapaz tão jovem disse que ele não poderia ir à peleja porque era muito moço e Golias era um guerreiro desde a mocidade. Mas Davi contou a sua experiência: I Sm 17:34-35 – “Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava”.A batalha seria decidida somente entre Davi e o gigante. Aquele que fosse vencido teria a sua nação escravizada pela nação do vencedor.Assim acontece quando adoramos os ídolos deste mundo. Somos escravizados pelo mundo. Golias representa a carne, a carne representa a nossa vontade. Adoramos tanto a nós mesmos que podemos abrir mão do nosso tempo para várias coisas, mas para adorar ao Senhor nos cultos, ajoelhar 10 minutos para orar, é muito tempo. Assim funciona a nossa mente. Fazemos aquilo que queremos. Acordamos cedo para os nossos interesses, mas se estiver fora deles, ah! Que sacrifício! Mas quando conseguimos derrotar a nossa carne, como Davi fez com o gigante, somos vencedores.
COMO DAVI ENFRENTOU AQUELE GIGANTE? Saul vestiu a Davi de suas vestes, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze e o vestiu de uma couraça, mas Davi tirou aquilo de sobre si porque não conseguia se movimentar bem. (1 Samuel 17:38). Ele foi ao campo de combate usando a sua roupa de pastor, com um cajado na mão, uma funda e um alforje com cinco pedras que ele pegou no ribeiro.Colocou uma pedra na sua funda, girou, girou, girou e lançou a pedra, que atingiu a testa do gigante. O gigante caiu ao chão e, com uma espada, Davi tirou-lhe a cabeça.

AS LIÇÕES QUE TIRAMOS DESSE ATO DE DAVI PARA VENCERMOS O GIGANTE NOS NOSSOS DIAS: Davi venceu Golias por que:
Primeiro: Ele foi em nome do Senhor dos Exércitos;
Segundo: Saul vestiu-lhe suas vestes, mas ele não quis. Eram pesadas, atrapalhavam os seus movimentos. A veste do espírito é leve, traz leveza à alma.
Terceiro: Usou armas espirituais:
·         Cajado na mão – direção do Espírito Santo (quer dizer ordem do Senhor dada no corpo de Cristo, que é a sua igreja). Não foi conselho de colega, de professor moderno, de mensagens advindas de sites, etc.;
·         Funda – Poder do Espírito para atingir à distância;
·         Alforje – o coração do homem;
·         Pedras do ribeiro – Ribeiro – Espírito Santo; As pedras – os elementos da vitória: meios de graça – oração, jejum, madrugada, palavra, louvor.
·         Uma pedra lançada na testa do gigante – A palavra revelada que atinge a mente e liberta, aniquila os pensamentos, sentimentos que a atormentam e que levam o servo de Deus para caminhos de morte.
·         E a espada do juízo de Deus que decepou a cabeça do gigante, que é a Palavra de Deus, as suas promessas, seus ensinamentos que nos garantem andar no caminho para alcançarmos o nosso objetivo final: A vida eterna com Jesus (Atenção: Não falar este item para as criancinhas).
COMO ESTAR PREPARADOS PARA ENFRENTAR O GIGANTE QUE NOS DESAFIA DE MANHÃ E À TARDE?Assim como os exércitos de Israel foram desafiados por Golias de manhã e à tarde, nós, como servos do Deus dos Exércitos, somos desafiados em todo o tempo, mas conhecemos as armas espirituais que Davi usou para vencer o gigante. O mundo, a nossa própria carne (vontade), os ídolos, as festas pagãs, nos desafiam com as suas mentiras, atividades (jogos, filmes, programas impróprios, internet mal utilizada, facebook o dia todo, novas descobertas). E o que vamos fazer diante disso tudo? Como vencer? O Gigante desafiava os exércitos de Israel de manhã e à tarde. Nós, como servos do Senhor, devemos usar as armas de Davi – os meios de graça – e vigiarmos sempre: De manhã, de tarde e à noite:
·         De manhã – O início de um novo dia. O que este dia tem para mim (Desafios, escolhas, decisões)? Como vencê-los? Como vencer a carne?
·         À tarde – Experiências vividas durante a nossa vida, nosso dia a dia. À tarde Jesus morreu para nos redimir dos nossos pecados. E as nossas experiências diárias, o que aprendemos, devem ser experiências que nos levam às vitórias, seja na escola, em casa, no nosso futuro.
·         À noite – Momento de trevas, nos fala também do dia do hoje e nós devemos estar com as nossas candeias acesas, para que o noivo nos identifique. Jesus vai voltar. Uma vez ouvi um servo de Deus falando para uma pessoa que ele estava evangelizando e essa palavra eu nunca mais esqueci. Ele disse: “O que adianta passarmos umas horas aproveitando os prazeres da vida, da carne, e passarmos a eternidade no inferno?” É preciso estar durante todo o tempo vigiando: De dia, à tarde e à noite, para fazermos escolhas que nos conduzam sempre ao caminho que nos levará à eternidade.

PERGUNTAS DA SEMANA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
ASSUNTO:
 SANTIFICAÇÃO
TEXTO FUNDAMENTAL: I SAMUEL 17:49
- DAVI COLOCOU 5 PEDRAS EM SEU ALFORJE. QUANTAS ELE LANÇOU PARA DERRUBAR O GIGANTE?
RESPOSTA: APENAS UMA PEDRA - 1 SAMUEL 17:49

PERGUNTAS DA SEMANA  ADOLESCENTES
ASSUNTO: 
SANTIFICAÇÃO
TEXTO FUNDAMENTAL: I SAMUEL 17:49
- QUAIS FORAM OS RECURSOS QUE DAVI USOU PARA VENCER O GIGANTE, E O QUE ELES REPRESENTAM PARA NÓS?
RESPOSTA: I SAMUEL 17:40