sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dinâmica para aula Santificação Elias



Esperamos que possa ser útil

Estou viajando hoje sexta-feira, se caso não responder
aos e-mail ou recadinhos é porque estarei sem acesso 
a internet.
Bom fim de semana. 

Obs: O que deve ser colocado ou não no altar fica a critério das irmãs, poderá ser trocado ou acrescentado. 

Lembrancinha aula santificação:Elias


Olá pessoal!!
Recebi essa sugestão da Tia Claudia Kraitlow
Espirito Santo, fofa.
Obrigada por compartilhar conosco Claudia.
Um grande bju no coração

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Aula santificação na vida de Elias 4ª aula

















Aulinha confeccionada por tia Francinha
Santificação na vida de Elias











quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atividades Santificação 4ª aula



Vejam que lindas essas atividades!!
Recebi da tia Ana Claudia do blog te louvamos senhor
Obrigada parceira por compartilhar.
Bjão.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Estudo e Perguntas da Semana


4 ª AULA
TEMA: SANTIFICAÇÃO
ASSUNTO: Elias e os profetas de Baal
TEXTO: I Reis capítulo 18
Data: 01/07/2012

Introdução:
Elias estava vindo de uma jornada de grandes perseguições por parte do rei Acabe e sua mulher Jezabel porque ele havia profetizado para o rei: “Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”.
Por ordem do Senhor foi esconder-se junto ao ribeiro de Querite se alimentado de pão pela manhã e de carne, á tarde, que os corvos lhe traziam. Quando o ribeiro secou Deus manda Elias sair do ribeiro e ir para a casa de uma pobre viúva. Chegando lá ele, pela palavra do Senhor, orou e o Senhor não deixou que faltasse alimento àquela casa. E neste tempo, o filho da viúva morre e Elias ora e Deus o ressuscita.
Depois de passarem-se três anos recebe orientação do Senhor outra vez dizendo:
“Sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra”. I Reis 18:1.
Assim começa o nosso assunto desta semana – Elias vai procurar Acabe para dar-lhe um recado do Senhor.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Agora Elias teria que enfrentar Acabe e foi ao seu encontro. A fome, diz a Palavra, era muito grande em Samaria. Imagina como estava a situação daquela região quase sem água para as pessoas beberem, quanto mais para os animais, para as plantas… E como nasceriam as sementes diante desta situação? Como sobreviveriam os animais?  Tudo isto por causa da desobediência de um rei que deixou os caminhos do Senhor, foi adorar os ídolos da sua esposa Jezabel e levou o povo de Deus a essa adoração.
Elias foi encontrar-se com Acabe como Deus havia mandado e no caminho ele encontrou-se com Obadias. Vocês se lembram de Obadias? Foi o servo que escondeu cem dos profetas do Senhor nas covas, e os alimentou com pão e água, porque Jezabel mandou matar todos os profetas do Senhor.
Elias disse para Obadias: “…vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui”.
Obadias disse: – Não posso fazer isso! Não houve lugar no reino onde Acabe não o procurou para matá-lo. Como eu, servo do Senhor, vou anunciar isto?
O profeta Elias, seguro no seu Deus, não voltou na sua ordem: – Vai, Obadias e dize: “Eis que Elias aqui está”. (D. Sara)
“Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias”.
“E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?”
“Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim”. I Reis 18: 16 a 18
E Elias mandou Acabe reunir com ele todo Israel e também os 450 profetas de Baal, e os 450 profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel no Monte Carmelo.
Primeiro repreendeu o povo que se afastou de Deus. Não eram como Obadias e outros servos que foram fiéis até a morte.
“Até quando coxeareis (estareis divididos) entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.” “… Até quando lutareis entre dois pensamentos…?” I Rs 18:21.
A mesma pergunta Deus nos faz hoje: “De que lado você está? Do lado do Senhor ou do mundo?” O povo nada respondeu.
Eram mundanos, idólatras, queriam agradar os amigos, colegas, parentes.
A Palavra de Deus é para os decididos como Obadias. Sou do Senhor desde pequeno, agora sou adolescente firme; vou ser jovem do Senhor, nele estou seguro. (D. Sara)
Elias continuou a falar com o povo: “Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens” I Reis 18:21.
Veja que desafio para Elias! Ele sozinho para vencer 450 profetas de Baal.
Então Elias começou a ensinar o povo o que eles teriam que fazer:
·         Precisaria de dois (2) bezerros – “Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros,
·         …e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo,
·         “…e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo”. I Reis 18:23
·         “Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR;
“…e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra”. I Rs 18:24
Elias mandou que os profetas de Baal preparassem o bezerro deles primeiro porque eram muitos profetas e clamar, mas não podiam colocar fogo porque o fogo teria que vir do deus deles. O deus deles é que consumiria o holocausto.
Eles assim fizeram. Prepararam tudo e clamaram, desde a manhã até ao meio dia dizendo: “Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito”. I Reis 18:26 b
E ao meio dia Elias zombava deles e dizia: “Clamai em altas vozes porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará”. I Reis 18:27
“E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si”. E profetizaram até ao sacrifico da tarde e não houve resposta nenhuma. I Reis 18:28-29
Assim acontece com os homens que creem em deuses de pedra, que levantam ídolos na sua vida: aqueles que endeusam artistas, cantores, jogadores de futebol, colocando-os para ocuparem em seus corações o lugar do Senhor.
São deuses mortos que não ouvem, não falam e não podem lhes oferecer a eternidade, porque o projeto de salvação não está no altar de Baal, mas em crermos no sacrifício de Jesus e crer que só ele é quem pode restabelecer a nossa comunhão com Deus através de seu sangue.